ENTENDENDO A CONFORMIDADE - 01 -
“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”(Romanos 12.1-2 NVI).
A tentativa de definir a palavra conformidade nos conduz ao conceito de ser conforme outro padrão. O desejo de ser igual a alguém: fazendo o que ele faz; dizendo o que ele diz. Aceitar idéias, modelos, caminhos e procedimentos que sejam populares. Um conformista é uma pessoa que tem medo de ser diferente e necessidade de ser igual a alguém.
Em nossa sociedade a conformidade é resultante de uma pressão enorme que se faz para que nos adeqüemos aos padrões e valores do grupo. Assim tanto jovens quanto adultos sentem uma necessidade de conformar-se. Essa pressão para a conformação é mais forte durante a adolescência seja pela baixa estima, seja pelo desejo desesperado de ser aceito pelo grupo. Essa tensão os conduz com vigor ao consumismo e os torna vulneráveis as tendências.
Assim compreendemos que a conformidade é perigosa porque nos conduzem com facilidade a coisas e atitudes que sabemos que são erradas e más. A conformidade com estes valores e coisas contrárias a vontade de Deus nos torna ridículos. A conformidade com as coisas deste mundo nos separa de Deus(1 João 2.15-17): seja porque vamos seguir as paixões da carne(imoralidade), seja porque vamos seguir a cobiça dos olhos(materialismo), seja porque nos tornaremos pessoas soberbas(arrogância).
Pr. Jadai Silva de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário