segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O PODER DA UNIDADE!



Olho: Há poder na unidade. Sempre seremos mais vulneráveis ao erro quando estivermos sozinhos.

Você já tentou realizar algum projeto sozinho(a)? Deve ter sido muito difícil, pois sempre precisamos de mais uma “cabeça” pensando conosco... Às vezes eu imagino que a nossa ancestral Eva só cometeu a loucura de se deixar levar pelo “papo” da serpente porque estava sozinha, sem Adão por perto!
Ao observar as experiências de outras pessoas e as minhas próprias, percebo que as nossas piores escolhas e decisões nós tomamos quando estamos sozinhos, nos achamos auto-suficientes, donos da verdade, acima de qualquer outra opinião! Fechamos as portas para sugestões de amigos e familiares. Aí então tornamo-nos orgulhosos, reféns de nossas próprias fraquezas, confidentes únicos de nossas tolices.
Mas quero convidar você a refletir comigo a importância de haver unidade e concordância em todos os seus projetos para que eles dêem certo. Você e eu precisamos selecionar pessoas, dentro e/ou fora de nossa família, que sejam nossas conselheiras, diante das quais podemos abrir o nosso coração, pedir opinião. Isso não significa fraqueza, pois o Rei Salomão, maior sábio que já existiu, nos orienta que “na multidão de conselheiros, há sabedoria”.
Posso afirmar que a tomada de decisão sem unidade e concordância na família, especialmente entre o casal, tem sido causa de muitas frustrações e algumas delas se arrastam por longos anos! Por isso é importante entender que há poder quando juntos decidimos alguma coisa. Lembro-me de um episódio em meu casamento que meu esposo resolveu trocar de carro sem avisar-me. Eu teria esperado um melhor momento ou mesmo ficaria por mais tempo com o carro quitado que tínhamos. Quão grande foi o meu susto quando a funcionária da concessionária telefonou-me para confirmar meus dados cadastrais. Foi terrível para o relacionamento! Mas aprendemos a lição e hoje não tomamos nenhuma decisão sem antes consultar a opinião do outro e, principalmente, juntos, colocarmos a situação em oração diante de Deus que sabe todas as coisas e o que realmente é melhor pra cada um de nós.
Todos os dias tomamos muitas decisões e algumas delas, especialmente as que envolvem finanças e/ou comprometem outras pessoas, precisam ser pensadas, analisadas e compartilhadas com as pessoas envolvidas. Caso contrário, por melhor que seja a nossa intenção, as coisas não prosperam. Você alguma vez já ouviu ou já falou uma das seguinte frase: “Eu não te disse? Eu avisei!!! Eu sabia!” Isso é um sinal de que a decisão tomada não foi em unidade.
Em todas as nossas relações precisamos interagir, aprender com o outro, ponderar! A Bíblia nos garante que, quando estamos unidos, somos invencíveis. Porque então tanta resistência? Porque não pagamos o preço até que estejam todos com o mesmo pensamente e então todos torcerão pra que dê certo? Este é um tempo de muitas decisões e eu gostaria de deixar essa mensagem. Que você não se isole, que você compartilhe com aqueles que lhe amam, aquilo que pretende fazer ou adquirir. A vitória não tem graça quando comemorada sozinho(a)! Lembre-se que até Deus não decidiu fazer o homem sozinho, pois Ele diz em gênesis: “Façamos o homem a nossa imagem e a nossa semelhança”. Naquele momento Deus expressou a trindade como criadora da humanidade.
Meu desejo é que você, além de pensar e executar bons projetos, tenha sempre a humildade de buscar bons conselhos. E naquilo que envolve outras pessoas, você tenha o bom senso de compartilhar com elas e só prosseguir se houver unidade, concordância. Assim não terá “torcida contra” e dificilmente terá frustrações. Se as frustrações vierem, todos assumirão a responsabilidade e não haverá “apontar de dedos”, o que estraga os relacionamentos. Há poder na unidade. Sempre seremos mais vulneráveis ao erro quando estivermos sozinhos.



Pra. Adriana Garcia de Oliveira
OMEAP 352, DRT Mtb/AP 005/2001
Graduada em Teologia (SCEN)
Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFMA)
Pós-graduada em Educação (Faculdade Atual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário